Carta de apresentação em inglês: atinja seu objetivo de viver fora

Viver fora do Brasil é o sonho de muitas pessoas. E quem pretende conseguir uma vaga de estágio ou emprego em outro país precisa ter em mãos um currículo e uma carta de apresentação em inglês impecáveis. 

Se este é o seu objetivo, aprender a escrever uma cover letter em inglês é fundamental. Afinal, em muitos países de língua inglesa e europeus este documento é uma exigência das empresas para concorrer a processos seletivos.

Buscando ajudá-lo a alcançar seu alvo, neste artigo esclarecemos o que é uma carta de apresentação, por que ela é importante, como fazê-la e as principais dicas sobre o tema. Siga a leitura!

Índice – Comece agora!

  1. O que é a carta de apresentação em inglês?
  2. Por que ela é importante?
  3. Carta de apresentação em inglês: escreva a sua em 4 etapas
  4. Checklist para a melhor cover letter
  5. Glossário para processos seletivos no exterior
Mulher jovem escrevendo em um caderno. Imagem ilustrativa de carta de apresentação para emprego.

O que é uma carta de apresentação em inglês?

Independentemente da língua, a carta de apresentação atua como um complemento ao curriculum vitae. Isto é, ela apresenta vivências e características que não puderam ser melhor descritas no CV.

Em português, a carta também é chamada de motivacional. Sendo assim, sua função da cover letter é apresentar o candidato a partir de um breve perfil, experiências e habilidades. A intenção deve ser apresentar as razões que fazem dele a melhor opção para a vaga e que o motivaram a concorrer por ela.

Portanto, quando produzida seriamente e de acordo com o que a empresa espera dos aspirantes à vaga, a carta de apresentação serve como uma estratégia de marketing pessoal. Ela complementa e aprofunda aquilo que foi descrito no CV.

Por que a carta de apresentação em inglês é tão importante?

Além de ser obrigatória em diversos processos seletivos para estágios e empregos no exterior, ela é uma excelente oportunidade de agregar valor e credibilidade à sua trajetória profissional. 

Quando um concorrente envia uma carta de apresentação em inglês, ele demonstra conhecimento da língua. Ou seja, sua capacidade de escrever formalmente em inglês é evidenciada pela redação.

Outro ponto essencial que comprova a sua importância está ligado ao fato de que as cover letters funcionam como um roteiro para a entrevista. Dessa forma, os recrutadores avaliam o CV e a carta para, então, realizarem perguntas acerca do histórico profissional do candidato e suas motivações. 

Ao encaminhá-las, as chances de conquistar o cargo aumentam e o contato com os empregadores se torna mais fluido. Uma vez que eles terão uma noção melhor de quem está buscando trabalhar em sua empresa. 

Escreva a melhor carta de apresentação em inglês em apenas 4 etapas

O momento de escrever a carta pode causar uma certa ansiedade pelo fato de ser em outro idioma. No entanto, garantimos que este processo não é tão complicado quanto parece e destacamos abaixo o passo a passo para você fazer a melhor cover letter.

Mas antes de começar a escrever, analise o seu currículo, pense sobre a sua trajetória e opte pelas experiências que te desafiaram, trazendo bons resultados. Elas precisam provas as suas habilidades e qualidades como o melhor para a vaga.

A partir disso, caso ainda não se sinta 100% para redigir em inglês, escreva um rascunho em português. Para, em seguida, realizar a tradução e ajustar o glossário de acordo com o idioma.

#1 Faça a sua apresentação

As cartas devem começar pela saudação e, na sequência, um parágrafo de apresentação. Nele, você irá pontuar a vaga para a qual está concorrendo. Como no exemplo:

Dear Mrs. Stewart, 

I am writing to apply for the position of Digital Marketing Manager which was advertised this week on LinkedIn. 

E, caso você não saiba o nome da pessoa responsável pelo processo de recrutamento, a opção é iniciar a saudação com “Dear Sir/Madam”. No entanto, sugerimos que você procure saber esta informação, pois traz uma proximidade maior com o avaliador(a).

#2 Desenvolva o texto a partir das suas experiências

O segundo e o terceiro parágrafos servem para apresentá-lo e mostrar por que aquela vaga deve ser sua. Então, comente sobre o seu histórico profissional, relacionando-o à cultura da empresa e expressando entusiasmo em participar do processo. 

Dica importante: Também é válido destacar que, por ser um complemento do CV, a carta não deve ser um resumo dele. Logo, evite repetir informações contidas no currículo.

Confira um exemplo:

I’m an experienced manager with 5 years’ experience in the Digital Marketing industry. I have organized many marketing operations for more than 200 clients from different segments, taking responsibility for everything from planning and releasing to monitoring the results. 

I currently work in a company where I manage a team of 20 employees. I’m used to working in a high pressure environment and I enjoy using my effective communication to lead and come up with solutions to problems. 

#3 Coloque-se à disposição para entrevistas e encerre 

Nos últimos dois parágrafos, lembre-se de concluir a cover letter reforçando os motivos que te diferenciam dos demais e mostrando-se disponível para eventuais entrevistas. Por fim, finalize com o cumprimento de despedida e a sua assinatura. Como pode ser visto abaixo:

I believe my skills and previous experiences make me an ideal fit for the role. Your company is a market leader in the marketing business, and I am very eager to become a part of your team.

I am attaching a copy of my resume for your consideration. And I am available for an interview at your convenience.

Yours faithfully,

Paulo Holanda

Ressaltamos que, em relação à despedida, a expressão “Yours faithfully” só deve ser utilizada quando você sabe a quem a carta está sendo destinada. Caso contrário, dê preferência a “Yours sincerely”.

#4 Formate o texto e envie

Depois de concluída a carta de apresentação em inglês, é hora de formatar o texto para que não haja erros. Sendo assim, revise o que foi escrito a fim de evitar erros de inglês ou digitação e utilize os seguintes parâmetros de formatação:

  • Margens: 2,5
  • Tamanho da fonte: 11 ou 12
  • Espaçamento entre linhas: 1,5
  • Fontes: Arial ou Times New Roman
  • Formatação geral do texto: justificado

Sobre a maneira como salvar a cover letter, o formato PDF é o mais recomendado porque ele não desconfigura o texto caso ele seja aberto em um computador com outro sistema.

Casal lendo um papel atentamente. Imagem ilustrativa de carta de apresentação em inglês.

Checklist para a melhor carta de apresentação em inglês

Na hora de escrever a melhor cover letter e sair na frente dos concorrentes, é importante levar em conta alguns aspectos que podem fazer toda a diferença. Abaixo listamos um checklist que te ajudará na redação da sua carta. Veja!

✔ Não reproduzir cartas de apresentação 

Lembramos que são as suas vivências e desafios enfrentados que o diferenciam dos demais concorrentes. Portanto, ao reproduzir cartas de apresentação encontradas na internet — ou mesmo o nosso modelo de carta —, detalhes importantes da sua trajetória se perdem. Logo, utilize as cartas apenas como uma inspiração e busque personalizar a sua. Nos próximos dois tópicos explicaremos como.

✔ Usar a cultura da empresa a seu favor

Estude sobre a empresa, compreenda sua missão, visão e valores. E se ela possuir redes sociais e site oficial, navegue pelos canais e descubra qual a postura dela no mercado de trabalho. Além disso, procure descobrir qual o perfil dos funcionários daquela empresa para adequar os termos e as expressões utilizadas na carta de apresentação a partir disso.

✔ Adaptar o texto de acordo com o que é pedido

Cada vaga possui certos pré-requisitos e um perfil de trabalhador que a empresa quer. A partir disso, leia as regras do processo com atenção e adapte a carta de acordo com o que é apresentado, demonstrando que você possui as qualidades necessárias. O importante é fazer com que a empresa perceba que você será o melhor funcionário ao ocupar o posto aberto. 

✔ Escrever tudo em apenas uma página

A objetividade é um ponto fundamental quando o assunto são os processos de recrutamento. Desse modo, ter em mente o que você quer é essencial para redigir uma carta de apresentação e/ou um currículo.

O tamanho da cover letter deve conter entre 150 e 500 palavras. Com ela, a intenção é ressaltar seus pontos fortes e convencer o setor de Recursos Humanos a chamá-lo para as seguintes etapas. 

✔ Não cometer erros de inglês ou digitação

Ao escrever com erros de ortografia ou digitação, passa-se a impressão de que não houve um certo cuidado na hora de revisar sua carta. E isso pode prejudicar a imagem que a empresa terá de você. Sendo assim, lembre-se de revisar mais de uma vez. 

Glossário para a carta de apresentação em inglês

É comum ter dúvidas em relação a quais palavras usar na hora de fazer a cover letter. Para facilitar a escrita, separamos algumas das expressões mais utilizadas no meio profissional:

  • Aluno de graduação: undergraduate student
  • Aluno de pós-graduação: graduate student
  • Bolsa de estudos: scholarship
  • Candidato: applicant
  • Certificação: certification
  • Competências: competences
  • Cargo: position
  • Carreira: career
  • Carta de apresentação: cover letter
  • Dados pessoais: personal information, personal details
  • Estagiário: intern
  • Estágio: internship
  • Educação/Formação: qualification, education
  • Experiências profissionais: professional experience
  • Grandes realizações: major accomplishments
  • Habilidades: skills
  • Organização Não-Governamental: NGO
  • Pontos fortes: strengths
  • Prêmios: awards, honors
  • Realizar: accomplish
  • Ser responsável por: to be responsible for, to be in charge of
  • Trabalho voluntário: volunteer work
  • Voluntário: volunteer

Quer aprender mais sobre processos seletivos? Acesse os artigos do nosso portal e descubra como conquistar o emprego dos sonhos!

Biografias populares